Receitas

Pão de Banana Vegan Donut Style

Este é atualmente o meu pequeno almoço “on the go” e as delicias de toda a gente cá de casa. Esta receita é uma melhoria da minha receita de pão de banana, pois é mais saudáveis, tem mais nutrientes e ainda umas formas adoráveis.
A esta altura deves estar a perguntar-te porque lhe chamo pão de banana e não donuts? Porque na realidade isto é o meu pão de banana, a única diferença é que tem forma de donuts. Basicamente antes fazia esta receita numa forma retangular e ficava em forma de pão, mas um dia estava a passear nas lojas e encontrei umas formas de mini donuts que achei um mimo, comprei estas formas de donuts e quando cheguei a casa ia fazer pão de banana, mas como tinha estas formas experimentei e amei. Desde aí tenho sido muito mais criativa e adicionado ingredientes extra na minha receita.

Ingredientes:

2 bananas
2 flax egg (ovos de sementes de linhaça) *
80 g leite de coco (ou outro leite à escolha)
60 g azeite ou óleo de cocô
250 g farinha de aveia**
1 colher de café de fermento
1 colher de café de sal
1 colher de chá de canela
1 colher de café de noz moscada
1 colher de café de gengibre

Extra:

2 colheres de sopa de cacau em pó
Pedaços de nozes

Agave

Modo de preparação:

Num prato esmaga as bananas com a ajuda de um garfo ou então esmaga-as diretamente no recipiente que vais usar para fazer a mistura. Quando as bananas estiverem bem esmagadas adiciona-as ao recipiente e acrescenta o azeite e o leite.
Mistura tudo bem misturado e acrescenta todos os outros ingredientes. Envolve-os bem até teres a consistência boa (Se a massa ficar muito espessa adiciona um pouquinho mais de leite)
Agora chegou a altura de untar as formas de mini donuts com azeite e colocar a mistura até cobrir a forma, se não tiveres formas de donuts podes usar uma forma retangular ou qualquer forma que tenhas à mão, o importante é o sabor e não o aspeto.
Coloca no forno previamente aquecido a 170º graus durante cerca de 15 minutos, ou até cozinhar na totalidade. Utiliza o truque do palito para saber se já está cozinhado na totalidade, se espetares o palito e este sair limpo é porque sim.

Depois é só comer ou servir com os toppings que mais gostares, caramelo, manteiga de amendoim, manteiga… O que te apetecer!

 

Se gostaste desta receita deixa um comentário e se quiseres mais artigos como este é só dizeres. Se fizeres este bolo de banana donut style, partilha o teu feedback comigo e identifica-me nas fotos para eu poder ver!

 

*Para fazer 1 flax egg só tens que adicionar 1 colher de farinha de linhaça (podes fazer a farinha triturando a linhaça) para 2 colheres de água e deixar uns minutos a repousar.
**Podes fazer a farinha de aveia triturando os flocos de aveia num blender ou então utilizar outra farinha a gosto

Please follow and like us:

2 thoughts on “Pão de Banana Vegan Donut Style”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *