5 Dicas De Organização Para Seres Mais Produtivo

A semana ainda agora começou e quem sabe já estás a pensar no fim-de-semana. É fácil sentirmo-nos frustrados e desmotivados quando não conseguimos alcançar aquilo que pretendemos ou até quando temos tanto para fazer que não sabemos para onde nos virar. É por isso que a organização é algo fundamental, não só te ajuda a te sentires mais motivado para fazeres mais, como te ajuda a teres rumo no que vais fazer. Entrar num ambiente desorganizado é algo que facilmente nos vai fazer perder toda a vontade de fazermos o que quer que seja que fossemos fazer e o mesmo se aplica á nossa vida.

A organização é uma peça chave para teres uma vida mais feliz e para alcançares o sucesso que procuras, por isso vou deixar-te aqui algumas dicas para organizares a tua vida e a tua mente.

Mantém o teu espaço arrumado

Quer seja o teu escritório ou o teu local de trabalho, a tua casa ou até a tua mala, é importante manteres os locais que te rodeiam arrumados e organizados. Por exemplo, faz a cama todas as manhãs antes de saíres de casa, limpa o que desarrumaste na cozinha para fazeres o pequeno almoço, etc…

Se deixares o teu local de trabalho arrumado e organizado para o dia seguinte, assim que chegares ao trabalho não vais perder tanto tempo e vais ter mais motivação para fazer o trabalho. O mesmo se aplica à nossa casa, se fizeres sempre as pequenas coisas que ajudam a manter a tua casa organizada, no final do dia quando chegas a casa e estás pronto para relaxar vais sentir-te muito melhor e mais relaxado por entrares e estares numa casa arrumada.

Acredites ou não a arrumação é algo fundamental na nossa vida para que nos sintamos mais produtivos e felizes, por isso mantém os espaços à tua volta arrumados e organizados.

Arranja uma agenda editorial

Agendas e listas são os meus must have no que toca a ser mais produtiva e a organizar melhor o meu trabalho e a minha vida. Eu tenho uma agenda diária onde coloco tudo o que vou fazer ao longo do meu dia desde acordar à hora x, comer, ir ao ginásio, trabalhar, etc… Esta agenda física ajuda-me a orientar melhor o meu dia e a preparar-me para o dia ou semana que se segue. Normalmente tenho-a na minha secretária e geralmente atualizo-a com pelo menos 1 dia de antecedência.

Para além da agenda física eu também gosto de usar uma agenda online e para isto uso o Google Calendar. As agendas online são ótimas porque para começar são fáceis de transportar e consultar, afinal quer seja no nosso telemóvel ou no nosso computador estas estão sempre connosco. Para além disso os lembretes são uma excelente ajuda para não perdermos a noção do tempo.

Mantém o teu trabalho e vida pessoal separados

Define que quando estás no trabalho estás no trabalho a 100%, mas também define que quando estás fora do trabalho e está a dedicar tempo para ti ou para os teus amigos e família também estás a 100% com estes. Desliga o telemóvel se for preciso seja o que for quando estás fora do trabalho e a tirar tempo para ti ou para outros não estejas no teu telemóvel e responder a emails ou a fazer seja o que for que seja relacionado com trabalho.

Com a evolução das tecnologias cada vez é mais fácil para nós recorrermos a estas. Torna-se mais difícil de desligar o modo trabalho e torna-se mais fácil quando estás no trabalho fugires para as redes sociais, ou o que quer que seja, onde acabas por queimar horas de trabalho em coisas que nada interessam para este. Logo se estás no trabalho aproveita para estar lá e fazer aquilo que tem que ser feito e quando estás fora do trabalho tenta desligar e aproveitar a vida.

Não te sobrecarregues

Organiza o teu tempo e trabalho e aprende a priorizar. Distribui o que tens que fazer pelos diferentes dias de acordo com o grau de urgência. Ok… Eu percebo que por vezes tudo possa parecer urgente e que possas pensar que tens que fazer todas aquelas coisas já porque precisavas delas para ontem, mas isso não é possível. Por isso faz uma lista e define o que de facto tem que ser feito com mais urgência e o que também é urgente, mas que pode esperar para depois. Acredita, eu sei que não é fácil, mas é importante, porque por muito que penses que consegues fazer tudo, se não aprenderes a não te sobrecarregares vais acabar por não conseguir fazer nada.

Outro bom conselho que tenho para ti é aprende a delegar tarefas. O teu tempo não é infinito e se estiveres a tentar concentrar-te em tudo acabas por não fazer nada como deve de ser, ficas stressado e por consequência és menos produtivo e menos feliz. Delega, acredita que outros também são capazes de fazer um bom trabalho, dá-lhes algumas das tuas tarefas, desta maneira vais aprender a confiar nos outros e também a ser um bom leader.

Arranja uma lista

Planear é a chave para tudo. Por isso arranja uma lista e ganha o hábito de todos os dias, quer seja antes de saíres do trabalho, quer seja assim que começas o teu dia, de pegar na tua lista e colocar lá tudo o que tens que fazer durante o teu dia. Eu pessoalmente tenho uma lista para o trabalho da Mr. Wonderful que está na minha secretária e onde eu todos os dias antes de começar a trabalhar coloco as minhas tarefas para o dia, a quem tenho que ligar ou enviar email, o que é urgente fazer e quais os meus objetivos. Depois tenho as minhas listas online que são as notas do meu computador, onde tenho a lista dos posts que tenho que escrever e para quando tenho que ter tudo pronto e ainda uso uma app que eu amo que é a Wunderlist.

A Wunderlist é uma app que eu tenho no meu telemóvel e computador e é onde tenho todas as minhas listas, desde coisas que eu tenho que fazer em casa, à minha lista de compras, listas pessoais para a minha vida pessoal e ainda tenho as listas para o trabalho e blog.

Claro que não precisas de ter tantas listas como eu, mas arranja uma e vais ver como esta vai fazer uma diferença incrível no que toca à tua produtividade.

 

Espero que estas dicas te ajudem a seres mais produtivo e a alcançares os teus objectivos. Se tiveres mais dicas relacionadas com este assunto partilha connosco nos comentários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *