4 Alimentos Que Te Estão A Deixar Stressado

Naturalmente eu já me considero uma pessoa um pouco stressada à qual os meus problemas de ansiedade não ajudam. Mas há um ano para cá (provavelmente mais) decidi que isso tinha que mudar e que a minha atitude e maneira como vejo o mundo tinha que mudar. O exercício físico diário é algo excelente para o stress e a ansiedade, por se implementares esse hábito na tua rotina diária juro que vais sentir a diferença, mas só isso não chega. Há 4 alimentos que estão completamente a sabotar-te e a deixar-te stressado e é sobre esses alimentos que vamos falar hoje.

Cafeina

Eu considerava-me uma coffee adicted. Eu adoro café de todo o tipo e feitios e quando chega aquela altura do ano em que o Starbucks tem o pumpink spice late eu viro ainda pior no que toca à minha obsessão por café. Mas a verdade é que o café é um dos principais causadores de stress.
De todos os alimentos este é sem duvida o mais obvio e também foi o primeiro que decidi “cortar” da minha vida. O cortar está entre “” porque eu não deixei de consumir cafeina, simplesmente substitui os meus 8 cafés diários, ok isto foi um palpite, na realidade não sei quantos bebia, mas no mínimo bebia 4 cafés por dia. Neste momento eu bebo 1 café por dia, há dias que bebo mais, mas tento sempre não ultrapassar os 3 cafés estes dias de exceção.
Assim que deixei de beber aquele numero de cafés diários senti-me automaticamente melhor, os primeiros dias foram difíceis tenho que admitir, tive dores de cabeça e senti que o meu corpo estava a ressacar, mas depois disso acabas por sentir a diferença.
Em vez de beberes café substitui essa cafeina por chá preto ou chá verde, ambos contêm cafeina, mas acabam por ser opções muito melhores para o teu bem-estar.

Açúcar

Comidas com açúcar são sem duvida tentadoras e viciantes, e quando estamos cansados tentemos em ter vontade de comer açúcar, o problema é quando o efeito do açúcar desaparece também a tua energia se vai. Por isso quando estiveres a ressacar açúcar tenta optar por uma opção mais saudável, tal como fruta. A fruta é um alimento rico em açúcar, mas que ao contrario das gomas, rebuçados, bolos e outros alimentos ricos em açúcar, estas são uma opção mais saudável que não te vai deixar stressado.

Álcool

O álcool apesar de muitos considerarem um grande amigo pode ser também o teu pior inimigo. O álcool aumenta os teus níveis de cortisol, o que significa que os teus “sentimentos negativos” tais como as tuas preocupações e medos vão estar mais á flor da pele. E não só isso, mas também este vai afetar o teu sono, logo no dia seguinte tu vais sentir-te muito mais agitado porque não dormiste como deve ser.
Logo bebe álcool mas com consciência destes efeitos na tua saúde (e muitos outros). Afinal um copo de vinhos às refeições pode ser bom para ti, mas a garrafa inteira já não tanto.

Sal

E em ultimo, mas não menos importante temos o sal. Este deve ser dos alimentos que mais facilmente vais encontrar no teu dia dado que nas tuas refeições “principais” os teus alimentos são temperados com sal. Este é um excelente condimento, mas em excesso este aumenta a tua pressão arterial e não só é mau para o teu stress, mas também para a tua saúde. Por norma os alimentos já contém um sabor especifico, por isso quando feres cozinhar tenta usar os sabores dos alimentos e mistura-los com condimentos, de modo a tornar a tua comida saborosa mas com uma dose mais reduzida de sal.

E estes são os 4 alimentos que te estão a deixar stressado e que honestamente não te estão a ajudar a ter uma vida melhor e mais feliz. Por isso espero que tenhas gostado deste post e que o tenhas achado útil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *