Dicas de Organização Uma vida melhor

3 Dicas Para Desligares O Teu “Modo Trabalho”?

Finalmente chegou a sexta-feira e o fim-de-semana está já ao virar da esquina. Yeay!! Para quem não trabalha ao fim-de-semana isto significa que vai ter dois dias de pausa para recuperar as energias. Mas será que vai?

Muitos de nós vivemos as nossas vidas a um ritmo incrivelmente acelerado trabalhamos muitas horas e muitas das vezes ainda nos é pedido para trabalhar mais horas. Entre a nossa vontade de fazer mais e de ver o trabalho feito e aquilo que nos é pedido acaba por se tornar difícil desligarmos o nosso “modo trabalho”. As nossas vidas não podem girar só à volta detr6abalho, por muito que gostes do que fazes e por muito que queiras trabalhar mais para alcançar mais, tem que haver um equilíbrio.

Isto foi algo com o qual eu batalhei durante muito tempo e que por fim acabei por aprender a gerir, com as dicas que vou partilhar contigo.

Coloca tudo na tua agenda

A tua agenda tem que ser a tua melhor amiga; e da mesma maneira que ti contas o teu dia à tua melhor amiga, tua aqui vais ter que contar como vai ser o teu dia à tua agenda. Coloca lá tudo o que vais fazer no teu dia, desde compromisso de trabalho, a obrigações da tua vida privada a tempo livre para relaxares e para te divertires, coloca lá tudo!

Não gostas de andar com uma agenda física, utiliza a do teu telemóvel. Seja qual for a tua escolha é importante teres uma agenda porque desta maneira tu vais poder definir quando entras no trabalho e mais importante quando sais do trabalho.

Agora para além disto acho importante referir que para isto é essencial que não leves trabalho para casa. E se trabalhares de casa que deixes o trabalho de lado quando a tua hora de trabalho recomeçar. Respeita os horários que colocaste na tua agenda da mesma maneira que respeitas os teus compromissos.

Planeia atividades para o teu tempo livre

Não, não te estou a dizer para ocupares todo o teu tempo livre com atividades para te esqueceres que tens trabalho, porque o grande objetivo deste post não é tirar-te a carga do trabalho para te colocar uma outra carga em cima. O que eu quero dizer com planeia atividades para o teu tempo livre é para planeares com algum tempo de antecedência coisas, quer seja com os teus amigos e família, coisas para fazeres sozinho ou até o compromisso de não fazeres nada.

Planeares coisas para o teu tempo livre não só vai fazer que não caias na tentação de ir fazer “só mais uma coisas”, como também vai ajudar o teu cérbero a perceber que fora daquele horário de trabalho vem o tempo para ti e para as tuas coisas

Diz não às tecnologias

Mantém-te longe do computador, pousa o teu telemóvel e afasta-te de qualquer aparelho do qual possas ser contactado pelo teu trabalho. Por vezes nem é consciente, mas acabamos por estar ao nosso telemóvel e entra um email de trabalho ao qual acabamos por responder, afinal qual é o mal? Outras vezes ligam-nos do nosso local de trabalho pois precisam disto ou daquilo e nós acabamos por fazer, afinal só queremos ajudar. O problema com isto é que estamos a criar um hábito nas pessoas de que não importa a hora ou as circunstancias que se nos contactarem com trabalho vamos sempre estar disponíveis e se a situação não for urgente, mesmo que seja o teu negócio deixa para quando for a altura indicada. Não tires do tempo da tua família para responderes a pedidos de trabalho.

Ok eu sei que quando o negócio é nosso acaba por ser muito mais complicado de fazer isto, e como é obvio não é necessário levares estas dicas à letra, mas tenta passar o máximo de tempo possível longe destas tentações quando não estás no trabalho e o mais importante de tudo aprende a dizer que não a a traçar limites.

Aprende a relaxar

Respira fundo, sacode o teu stress e relaxa.

Enche a banheira com água quente e espuma; serve um como de vinho e relaxa no sofá enquanto vês um filme ou uma série que gostes, lê um livro, vai ao ginásio. Seja o que for que te faz relaxar, descobre o que é e começa a fazê-lo.

O importante não é o como, mas sim o porquê! É importante que te consigas deligar de todo do stress e da agitação que o teu trabalho e que o teu dia-a-dia te pode proporcionar e com isto aprender a relaxar. Mostra ao teu corpo e à tua mente que é possível e relaxar e vais ver as diferenças na tua vida.

 

É como se diz “tudo em excesso faz mal” e é por isso que é importante haver moderação em tudo o que fazemos. É importante trabalhares para atingires os teus objetivos, mas também é importante conseguires desligares-te do teu trabalho e fazeres tempo para ti e para as pessoas da tua vida. Esta foi uma lição importante que com o tempo aprendi e por muito fácil que pareça, quando tens mais que um projeto e obrigações às quais não podes fugir consegue ser algo complicado de concretizar, mas tudo é uma questão de hábito.

E tu já passaste por isto? O que fazes para te ajudar a sair do teu modo de trabalho?

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *