Organiza as tuas finanças

Eu tenho que admitir que as finanças são o meu calcanhar de Aquiles. Eu sou uma pessoa superorganizada, mas no que toca a manter o controlo nas minhas finanças sou das piores. Eu não tenho muitos gastos, nem sou do tipo de pessoa de sair todos os fins de semana, ou de comprar roupas novas constantemente, mas quando vou ver a minha conta, já uma boa quantia de dinheiro me desapareceu. Não há sensação pior que chegar a meio do mês e já estar a contar os trocos até receber outra vez.

Se és como eu, então estas dicas que tenho para ti vão valer ouro. Afinal, como chegar ao final do mês confortável e com dinheiro? Eu descobri como e vou partilhar contigo.

Cozinha todas as tuas refeições

Pequeno almoço, almoço, jantar e até os snacks para levares para o trabalho ou escola. Faz tu mesmo todas as tuas refeições, assim consegues poupar dinheiro e também ser muito mais saudável. Ao fazeres as tuas próprias refeições podes logo fazer porções grandes e congelar em tupperwares individuais, assim mais tarde só tens que descongelar e tens uma refeição pronta a comer. Com o dinheiro de um dia a comer fora consegues fazer comida para a semana inteira.

Arranja um plano de refeições

Um plano de refeições vai-te simplificar muito, mas muito mesmo, a vida. Se tirares um pouquinho da tua semana para definires todas as refeições que vais fazer durante a semana, não só poupas dinheiro em restaurantes e cafés, como também no supermercado. Se souberes exatamente o que vais cozinhar a semana toda quando fores às compras só precisas de comprar os ingredientes que realmente precisas para aquelas refeições. Um erro comum que costumamos fazer, e eu fazia-o imenso, é ir às compras e comprar montes de comida que por vezes acabamos por nem usar, ou pior, acabamos por deixar estragar e deitamos fora. Assim em vez de gastares centenas de euros no supermercado consegues reduzir a tua conta e garantes que nada se estraga.

“só custa 1 euro”

Ok eu sou a rainha do só custa um euro. Eu considero-me uma forreta, por isso maioritariamente acabo por dar por mim a comprar coisas em promoções que nem realmente preciso. Não compres nas promoções só porque está em promoção se não vais usar. Não te deixes enganar por coisas de um euro, porque grão a grão enche a galinha o papo e eu já dei por mim com contas grandes de coisinhas de um euro. Ok, eu até posso ter comprado mesmo coisas super baratas, e era de aproveitar. Mas será que precisava mesmo? Quantas vezes vou usar? Faz-te sempre esta pergunta cada vez que quiseres comprar seja o que for!

Se pode esperar, compra depois

Quantas vezes eu não dei por mim a comprar prendas para outros, com semanas e por vezes, meses de antecedência, só porque sim. Se não é algo urgente, porque não esperar até chegar a altura e comprar quando realmente tens que comprar? Desta maneira estás a poupar algum dinheiro e quem sabe se até encontras algo melhor, ou então podes comprar uma prendinha mais cara com o dinheiro que poupaste. Não compres coisas que não são urgentes em alturas que por vezes o dinheiro até te pode fazer falta. A minha mãe sempre me disse, “poupa o dinheiro que tens porque nunca sabes quando vais ter uma emergência”.

Escolhe bem as tuas saídas

As saídas à noite ou com os teus amigos podem ser uma valente facada nas tuas economias. Por isso, escolhe bem as tuas saídas e não tenhas vergonha de sugerir um plano mais barato, ou de dizer diretamente que este mês as tuas finanças já não o permitem; pede para remarcarem. Não tenhas vergonha em ser honesto, quem sabe os teus amigos até te agradeçam e possam surgir ideias mais baratas e divertidas.

Mantem a tua conta debaixo de olho

Aponta tudo, tudo, tudo onde gastas o teu dinheiro e mantem a tua conta debaixo de olho sempre. Antes, havia vezes que nem queria pedir os movimentos da conta com medo do que podia encontrar. Como uma amiga minha costuma dizer “se não queres ver a tua conta é porque realmente tens que a ver”.

Faz um plano no início do mês com o que vais gastar e em quê, e vê quanto te pode sobrar no final do mês, depois controla muito bem a tua conta e garante qua não há nada que saia muito fora do teu budget. Uma técnica que eu uso é uma app chamada spender onde eu consigo colocar todos os meus gastos e o dinheiro que tenho na conta. Desta maneira sinto-me mais segura, porque não tenho realmente a minha conta no telemóvel, por isso não corro o risco de alguém me roubar o telemóvel e ficar com a informação da minha conta e até transferir (sim, isto é um medo que eu tenho). Eu aconselho esta app, mas para aqueles que gostam de escrever tudo em caderninhos como eu, podem sempre comprar um caderno e no final do dia colocar todos os gastos e quanto ainda têm na conta.

Com a chegada de 2017 esta pode ser a reviravolta que a tua vida precisa. Mantem as tuas finanças organizadas e torna-te num master no que toca ao teu dinheiro.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *