como ter sucesso numa indústria dominada por homens

Após ter ido ao web summit, que decorreu na semana passada nos dias 7, 8, 9 e 10 de novembro, apercebi-me que este, possivelmente, é um tema que necessita ser falado.
Eu trabalho uma indústria que é maioritariamente dominada por homens. Sou a única mulher no escritório e quando há encontros e eventos nota-se que há mais homens que mulheres, mas tenho que ser honesta convosco, eu nunca senti essa diferença, nem nunca me comparei a estes. É verdade, neste momento há mais homens que mulheres no meu trabalho, mas também já trabalhei em sítios que havia mais mulheres que homens.
O que aconteceu no web summit foi que, ao fazer parte do grupo de women in tec, a grande maioria dos comentários que lá ouvi foram comentários sexistas, sim, porque muitas das vezes nós falamos que os homens são sexistas, mas nós mulheres conseguimos ser iguais ou até piores. Estamos sempre a gritar igualdade, mas neste momento no país em que vivemos existe igualdade e o mesmo se passa nos países da maioria das mulheres que fizeram os comentários. A meu ver somos todos seres humanos e o teu sexo em nada influencia se és melhor no teu trabalho ou não, as competências da pessoa e a sua personalidade é que o vão ajudar a destacar-se naquele cargo. Eu nunca senti que existisse machismo e tenho conseguido alcançar muitas coisas no meu trabalho, tenho ganho o respeito de muita gente, porque fiz por isso. E desta maneira vou-vos dar umas dicas que inconscientemente têm-me ajudado a ter sucesso numa indústria dominada por homens.

Não te sintas inferior

“Naquela sala estão 10 homens e 1 mulher, isso significa que estão a discriminar as mulheres”. Não! Pára de fazer afirmações destas, este tipo de pensamento não te vai levar a lugar algum. Se queres ser uma mulher de sucesso faz por isso, trabalha mais que qualquer pessoa e pára de te lamentares daquilo que os homens (ou seja quem for) têm que tu não tens.
Ao teres este tipo de atitude estás a acabar por te inferiorizares. Nunca nenhuma mulher de sucesso perdeu o seu tempo a lamentar-se por haver mais homens que mulheres em altos cargos. Elas estipularam um objectivo e não descansaram enquanto não construíram o seu império. Se achas que os homens olham para ti como uma mulherzinha que pertence à cozinha, prova-lhes o contrário.

Convive fora do escritório

Convive com os teus colegas, cria uma relação com eles, torna-te parte dos “manos”. Um bom ambiente no trabalho é algo essencial para um bom desempenho da empresa. Não vás trabalhar para apenas fazeres o teu horário das 7 às 7 e depois enfiares-te em casa na rotina do costume, quando todos os teus colegas vão beber um copo no final do trabalho.
Pensa comigo, se convidasses alguém para fazer algo e cada vez que convidasses essa pessoa te arranjasse sempre uma desculpa para não ir, voltavas a convidá-la? Possivelmente chegava a um ponto em que já nem te davas ao trabalho. Pois, isso também pode acontecer com as outras pessoas, não é que os homens te excluam porque és mulher, simplesmente podem ter receio de te convidar, ou não se sentirem 100% à vontade. E é aí que tu também tens que ajudar, mostra-te disponível, aceita quando te convidarem para coisas e convida-os também para fazer coisas. Não cries uma barreira entre ti e “os homens”, volto a dizer, nós somos todos seres humanos, somos todos iguais e a única coisa que nos devia de distinguir devia ser unicamente as atitudes de cada um.

Utiliza as tuas qualidades

pexels-photo-28456

Não, não estou a dizer para utilizares o teu corpo para subires, estou a falar de outras qualidades. Sê genuína, toma conhecimento das tuas melhores qualidades e usa-as a teu favor. Costuma-se dizer que se apanha mais moscas com mel do que com vinagre e acreditem ou não, isto é verdade. Pessoas simpáticas, de fácil trato, com uma personalidade forte, mas que ao mesmo tempo sabem estar e são pessoas agradáveis, serão sempre a primeira escolha dos outros. Podes ser a melhor na tua profissão, se ninguém te suportar e ninguém quiser trabalhar contigo, vai ser muito difícil para ti teres sucesso.
Por isso utiliza as tuas melhores características para te destacares e acima de tudo faz as coisas com inteligência e não tenhas medo de arriscar.

Rodeia-te das pessoas certas

“Diz-me quem são os teus amigos e eu digo-te quem és.” Eu não digo que os teus amigos são quem define a tua qualidade ou algo do género. Agora, se te rodeares de pessoas positivas e trabalhadoras que querem mais na sua vida, tu vais acabar por ficar envolvida nessa energia e vais acabar por querer também isso para ti. Não interpretes isto como se eu te estivesse a dizer para cortares relações com os teus amigos. Nada disso!! Simplesmente, faz-te rodear de pessoas que têm as mesmas ambições que tu. Leva para o teu grupo de amigos pessoas assim e ajuda a passar essa energia positiva de sucesso.
Este artigo foi muito direcionado para as mulheres, eu sou completamente a favor do poder feminino, mas tudo em excesso faz mal. Como é que podemos achar que somos melhores que alguém quando queremos “inverter os papéis” e colocar as mulheres num poder absoluto?!
Sê uma pessoa melhor, luta pelos teus sonhos, porque se tu não o fizeres ninguém o irá fazer por ti.
Não sei se achaste este artigo útil, espero que tenhas gostado, diz-me tudo nos comentários e vamos tornar este mundo num lugar melhor!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *