Dicas para trabalhar de casa

Eu comecei a trabalhar de casa à coisa de 2 anos e tenho-vos a dizer que é importante ser bastante organizado para conseguires trabalhar de casa. Pode parecer um trabalho de sonho, mas é capaz de ser o trabalho com um maior número de distrações de todos. Se não encontrares a melhor maneira para trabalhar de casa podes perder a motivação e basicamente o teu trabalho não será tão produtivo se estiveres sempre a parar para ir ao frigorífico ou destruíres-te com o pó da sala ou com seja o que for.

Como te manteres organizado a trabalhar de casa?

Arranja um local específico para trabalhar

Uma das coisas que na minha opinião importante quando trabalhas de casa é sem dúvida teres um espaço defendido para ser o teu local de trabalho, quer seja um escritório, a garagem ou uma mesa na rua. O importante é definires que aquele é o teu espaço de trabalho, e durante aquele horário nada (no mínimo) nada que seja relacionada com a tua casa passa para aquele espaço.

Mas porque é que é importante ter um local próprio? Ok possivelmente tu estás a perguntar-te isto, afinal para quê arranjar um lugar para ser o teu escritório se podes simplesmente sentar-te no sofá e trabalhar, ou trabalhar na secretaria do teu quarto?! Para começar ao trabalhares em casa torna-se muito mais difícil conseguires separar aquilo que tens para fazer em casa com aquilo que tens que fazer no trabalho, e tal como referi antes tu em casa acabas por ter muitas distrações, por isso ao arranjares um local especifico para ser o teu local de trabalho, aquele local acaba por se tornar um lugar “sério” e exclusivo de trabalho. Um dos outros motivos é que se tiveres um escritório próprio para trabalhar, vais ficar muito mais motivado, vais sentir-te muito mais profissional e vais acabar por ser mais produtivo e fazer mais durante o teu dia de trabalho, o que por sua vez vai acabar por te fazer sentir melhor contigo. Por isso arranja um local de trabalho em casa e mantem-o arrumado e organizado.

Cria um horário de trabalho é bastante

É mega importante para ti teres um horário de trabalho onde estipulas que àquelas horas inicias o teu dia de trabalho, às X horas fazes uma pausa de X tempo para lanchar ou esticar as pernas. À uma hora vais almoçar por exemplo, o horário és tu que fazes, agora é importante para ti teres um horário e não simplesmente quando acordar escrevo um bocado, depois quando me apetece faço uma pausa sem querer saber o tempo que demoro, depois escrevo mais um bocado. Se não tiveres total controlo do teu dia de trabalho vais acabar por não ter um dia produtivo e por fazer menos ou por demorar mais a fazer aquilo que tens que fazer, e isso pode ser prejudicial para ti.

Arranja-te para trabalhar

Não precisas de vestir a tua melhor roupa só para te sentares na tua secretaria a trabalhar sozinha, mas tira o pijama, toma banho, basicamente arranja-te minimente para ires trabalhar. Não te esqueças que não estas de férias, e não é por trabalhares de casa que podes andar de pijama o dia todo (por muito que tenhas vontade disso) , pelo menos veste um fato de treino, vais estar confortável na mesma e ao menos fizeste a transição de estar em casa na cama para ir trabalhar.

Eu já tinha referido no meu post “O que fazer para alcançar o sucesso?” que se te arranjares todos os como se já fosses a pessoa que queres ser, isto vai fazer com que chegues lá mais depressa e vai influenciar a tua produtividade. E acreditem ou não isto tem resultado muito bem para mim, e eu espero que também resulte convosco.

Sai de casa

Vai ao café tomar café antes de começares a trabalhar, ou sai de casa assim que terminares o teu trabalho. Vai passear, vai ao ginásio, ao supermercado, ao cinema, não importa, o importante é que saias um pouco de casa e vejas caras novas. Não te vai fazer bem passares os teus dias todos trancado em casa, afinal se tu trabalhares em casa tu nunca vais ter que sair de casa para ir ao trabalho, e vamos ser honestos, isso não é uma vida muito feliz ou uma boa vida para alguém. Por isso se trabalhas em casa, ou se vais começar a trabalhar de casa sai de vez em quando para arejares as ideias, veres pessoas e até para estares com pessoas, vai-te fazer muito bem mesmo, e tu vais-te sentir muito mais feliz e bem contigo próprio.

Bem e por hoje estas são as dicas que tenho para ti, se quiseres mais dicas sobre trabalhar de casa deixa nos comentários para eu saber que gostas-te.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *